Inovação, Governança Digital e Políticas Públicas
Posts

Prêmio do Open World Forum destaca Software Público

A experiência brasileira do Software Público teve destaque na premiação dedicada às políticas públicas do Open World Fórum, ocorrido na cidade de Paris no início de outubro de 2009. Um dos motivos para que o governo brasileiro recebesse o prêmio foi o caso de sucesso do Portal do Software Público Brasileiro.

Abaixo, matéria divulgada pela Internet a respeito do prêmio:

O prêmio foi um pingüim em metal, como pode ser visto na foto acima. Pela primeira vez, a organização do evento premiou empresas e organizações governamentais, reconhecendo as atuações de excelência no campo do open source.

No dia 02, pela manhã, foram apresentados pela professora Christiana Freitas os primeiros resultados da pesquisa a respeito das implicações sociais, políticas e econômicas do uso do software público no Brasil. O fortalecimento do software livre foi uma das questões que mereceram destaque na apresentação. A pesquisadora afirma que se percebe com nitidez que o software público amplia o uso do software livre no país, pois 81% dos pesquisados indicaram tal tendência.

Christiana Freitas informou que existe hoje um ecossistema de produção em torno do ambiente do Portal SPB e que além de locus de produção de conhecimento tecnológico, o Portal também pode ser considerado uma rede social que permite a acumulação de capital tecnológico-informacional pelos indivíduos que o usam, sendo este um dos fatores que resultam no crescimento, quase exponencial, do número de usuários do Portal.

Na sessão de encerramento, o Brasil recebeu o prêmio dedicado ao melhor formulador de políticas públicas na área de software livre e aberto. A professora Christiana Freitas, ao comentar sobre o prêmio, considerou que o software público é uma experiência que pode vir a se consolidar como uma política pública brasileira.

Na análise da pesquisadora, o prêmio é um reconhecimento da experiência do software público que em dois anos conseguiu agregar mais de 55 mil pessoas e disponibilizar 30 soluções para a sociedade brasileira em código livre, com garantias de serviço público e gerando oportunidades de negócios para diversas empresas nacionais e internacionais.

Conheça um pouco mais sobre o II Open World Forum

A Conferência Internacional “Open World Forum” se dedica a aqueles que criam soluções com código aberto e estimulam, das mais variadas formas, o seu desenvolvimento. A Conferência estrutura-se sob a coordenação de dois grupos temáticos. Um grupo orienta a exposição e análise da disseminação do software aberto no setor da indústria e do comércio e o outro tem como intenção divulgar e analisar as políticas públicas voltadas para o desenvolvimento de software com código aberto no mundo.

A experiência do software público faz parte do ROADMAP2020, documento coordenado pelo Open World Forum. Neste ano foram apresentados os primeiros resultados da pesquisa sobre as implicações do software público na sociedade brasileira, material que vai compor a nova versão do documento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *